sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A polêmica proposta de divisão do Estado do Pará.

Muitos Projetos de criação de novos Estados brasileiros foram ao longo desses últimos anos sendo apresentados ao plenário da Câmara dos Deputados visando a criação de novas unidades federativas. A discussão sobre a revisão geopolítica do Estado do Pará rende ainda muita polêmica com certeza. A questão é delicada e a intenção dos parlamentares separatistas é desencavar os projetos que dispõem sobre a realização de plebiscito para a criação de mais dois Estados no território paraense.

A maioria dos projetos atende a pretensões locais legítimas, decorrentes do abandono, sem todavia buscarem alicerce em informações que garantam a segurança jurídica, financeira, tributária, econômica e social de nossa região. Por enquanto, só o argumento político é usado para dividirem o Pará. E estou cada dia mais surpreso com a pressão para dividir o Estado sem nenhum estudo econômico, social, tributário e ambiental. Desse jeito não dá!

Como aprovar plebiscitos pra criação de novos Estados no território brasileiro sem estudos específicos de cada região? Isso é brincar com o povo. Por isso, neste Blog dou inicio a uma série de postagens sobre esta polêmica discussão em aberto debate junto ao eleitor. Sejam todos muito bem vindos ao Blog do Zenaldo! E fiquem à vontade para o debate de idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Os comentários aqui publicados não refletem a opinião deste site.

Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade dos seus autores.

Este blog reserva-se ao direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros ou ao autor deste canal.

Textos de caráter promocional também serão excluídos.